Com objetivo de proporcionar proteção solar aos Oficiais de Justiça do Piauí que “faça chuva ou faça sol” (no caso do Piauí muito sol) estão trabalhando, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) deverá fornecer protetores solares aos servidores. O fornecimento do filtro solar é uma ferramenta de proteção para os Oficiais de Justiça que enfrentam o sol intenso, no Piauí.
No ano passado, o Sindojus-PI chegou a compartilhar nas redes sociais a realidade dos Oficiais de Justiça do Interior que precisam percorrer longas distâncias para cumprir os mandados durante o B-R-O BRÓ, período em que os termômetros chegam a registrar temperaturas de até 40ºc e a umidade pode ficar abaixo dos 20%, condições que segundo Organização Mundial de Saúde, oferecem risco à saúde humana.
“Ultimamente tem sido muito difícil devido a intensidade do sol, saio de casa às sete da manhã e cumpro mandados até às 17 horas, inclusive, teve um dia, por volta das 15h30, eu tive que parar meu trabalho porque estava passando mal. Mesmo com o uso do protetor solar, uso de roupas que cobrem todo o corpo, botas a gente se protege do sol, mas não do calor, por isso, a fadiga, cansaço. Ao final do dia, o corpo começa a dar sinais do quão desgastante foi o dia”, destacou o Oficial de Justiça Ítalo Alberto, da comarca Cocal do Piauí.
O processo de licitação para a compra dos filtros solares já foi encerrado e nos próximos dias os Oficiais de Justiça terão esse Epi tão importante para a saúde e desempenho do trabalho.
“O reconhecimento e a realização da licitação para compra de protetores solar pelo TJPI é motivo de orgulho, pois trata-se da sensibilidade do Tribunal de reconhecer as condições de trabalhos que nós, Oficiais de Justiça, somos diariamente expostos”, destacou o Presidente do Sindicatos dos oficiais e Avaliadores do Piauí (Sindojus-PI).