HEPATITE VIRAL: DOENÇA SILENCIOSA!
A cor amarela da campanha de julho está relacionada a um dos sintomas característicos da Hepatite (pele e os olhos amarelados) doença associada à cirrose hepática e câncer de fígado. Vale ressaltar que outras doenças podem causar danos ao fígado, como malária, febre amarela e leptospirose. Além disso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) designou o dia 28 de julho para evidenciar o Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais.
TIPOS
Os vírus causadores das hepatites virais são classificados pelas letras do alfabeto de A a E. A Hepatite A causa uma infecção leve que se cura sozinha e está diretamente ligada a condições de saneamento e higiene.
Já a Hepatite B é transmitida por via sexual e contato sanguíneo e está diretamente ligada à Hepatite D, já que a infecção só ocorre em pacientes infectados pelo vírus do tipo B. Felizmente, já existem vacinas que protegem contra os vírus do tipo A, B e D.
Por outro lado, a Hepatite C e E ainda não possuem vacina. A Hepatite C tem como principal foco de transmissão o contato sanguíneo, e a Hepatite E é transmitida por via digestiva (fecal-oral).
SINTOMAS E PREVENÇÃO
Os sintomas de doença que pode manifestar-se por queixas inespecíficas como letargia, mal-estar geral, febre, problemas de concentração; queixas gastrintestinais como perda de apetite, naúsea, intolerância ao álcool, dores na zona do fígado ou o sintoma mais específico que é a icterícia.
A melhor forma de se proteger é seguindo as medidas de prevenção, tais como:
Vacinar-se contra as Hepatites A e B (a vacinação para o Tipo B também protege para o Tipo D); Ter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro e antes de realizar as refeições. Usar preservativos; Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem e salões de beleza; Não compartilhar, em hipótese alguma, agulhas e seringas;
Realizar os exames de rotina anualmente; Consultar o médico e realizar o teste para se certificar de que não é um portador da doença.
TRATAMENTO – HEPATITE C
Todas as pessoas com infecção pelo HCV podem receber o tratamento pelo SUS. O médico, tanto da rede pública quanto suplementar, poderá prescrever o tratamento seguindo as orientações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções (PCDT Hepatite C). Os pacientes na fase inicial da infecção podem ser tratados nas unidades básicas de saúde, sem a necessidade de consulta na rede especializada para dar início ao tratamento.
LOCAIS E DIAS DE TESTAGEM EM TERESINA-PI
Os locais onde acontecerão a campanha de testagem das hepatites B e C, pela manhã, são os seguintes: 26/07 – HGV, 28 e 29/07 – HU, 30/07 – Lineu Araújo.
Os atendimentos pelo SUS dos pacientes com hepatite acontecem no Lineu Araújo, Hospital Universitário (HU) e ambulatório do HGV e que a medicação é disponibilizada para esses pacientes.
REFERÊNCIAS
SESA. SECRETARIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. . Disponível em:https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/julho-amarelo-conscientizacao-para-combater-hepatites-virais#:~:text=O%20m%C3%AAs%20de%20julho%20%C3%A9,em%20rela%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0s%20hepatites%20virais. Acessado em 24.07.2023.
JULHO AMARELO: 5 IDEIAS DE AÇÕES PARA USAR NA EMPRESA. Disponível em:https://blog.mmcafe.com.br/julho-amarelo-endomarketing/#:~:text=Exigir%20materiais%20descart%C3%A1veis%20e%20esterilizados,%C3%A9%20um%20portador%20da%20doen%C3%A7a .Acessado em 24.07.2023.
HEPATITE C. Disponível em:<https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/hepatites-virais/hepatite-c#:~:text=N%C3%A3o%20existe%20vacina%20contra%20a,escova%20de%20dente%20etc.)%3B> Acessado em 26.07.2023.
Cleanto Luz
Oficial de Justiça-PI e Acadêmico de Medicina